Exposição Tadeu Vilani

Foi aberta na sexta-feira, 17, no Museu Dr. José Olavo Machado, a mostra Crede ut Intelligas – creia e entenda – do fotógrafo Tadeu Vilani, da Casa Zero Hora de Passo Fundo. As imagens evidenciam a arte sacra presente nos cemitérios em diferentes partes do mundo.

Na solenidade, o prefeito Eduardo Loureiro ressaltou o importante trabalho do repórter fotográfico. “Além do grande destaque conquistado na área do jornalismo, o santo-angelense Tadeu Vilani também demonstra um grande talento e sensibilidade no campo das artes”, completou.

Vilani, por sua vez, explicou que as imagens foram captadas em viagens que realizou ao longo de 10 anos. “A grande inspiração desse trabalho foi, primeiramente, na década de 80, com a capa do álbum Closer da banda Joy Division, em que aparece a escultura de um jazigo do cemitério de Genova, na Itália. Depois, na década de 90, o disco da banda Dead Can Dance cuja capa trazia a foto de um anjo no cemitério de Paris, na França. A cenas eram diferentes e intrigantes e isso despertou meu interesse a esse tipo de trabalho”, revelou.

Também presentes na solenidade a diretora do museu, Clotilde de Farias, o fotógrafo Edgard Cavalheiro, a presidente do Movimento Pró-Memória de Santo Ângelo, Maria Izabel Cattani, a historiadora Claudete Boff, entre outros.

MOSTRA

Quem for ao museu poderá ver uma série de fotografias de esculturas de anjos e de pessoas, que retrata sentimentos como a dor, a saudade e até mesmo o encanto, tamanha perfeição nos detalhes dos semblantes humanos das imagens das esculturas cemiteriais.

A mostra permanecerá aberta até o dia 21 de novembro e a visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A entrada é gratuita e as pessoas interessadas poderão obter mais informações pelo telefone 3312 7193.

Fotos Tadeu Vilani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: