Painel sobre o teatro santo-angelense

DSC06735

Quem participou do painel sobre a história do teatro santo-angelense, realizado na terça-feira, 3, no auditório do prédio 5 da Uri, pôde conhecer curiosidades sobre a arte cênica desenvolvida na Capital das Missões. O evento foi promovido pelo Movimento Pró-Memória Santo Ângelo e integra a programação especial da Semana Leverdógil de Freitas.

A presidente do Movimento Pró-Memória Santo Ângelo, Maria Izabel Cattani, coordenou os trabalhos durante a apresentação do painel sobre a História do Teatro em Santo Ângelo. Primeiramente, o escritor Mário Simon falou sobre uma peça teatral de sua autoria, que marcou o início da carreira de Leverdógil de Freitas, no palco, através do grupo Iniciativa. “Já na época, Lever mostrava um grande talento como ator, com uma forte expressão corporal nas apresentações”, lembrou.

Na sequência, o ex-ator Nelson Ribas, narrou diferentes momentos do grupo Teatro Vivo, que atuou na década de 70, divulgando o nome de Santo Ângelo a todo o Estado, apresentando peças como “Eles não usam Black-tie”, “Morte e vida Severina”, “Fala baixo se não eu grito” e “Santo Inquérito”. “Durante o nosso trabalho, na época da ditadura militar, sofremos muito com a censura”, observou.

Depois, o ex-diretor do grupo Teatro Vivo, Claudio Bechler, destacou o trabalho do grupo Teatro Vivo no palco, e as temáticas sociais e de combate ao regime da época, contra Ditadura Militar. “Apenas das dificuldades, tivemos momentos marcantes como a apresentação que fizemos em Porto Alegre, que lotou o teatro, tendo que realizar uma nova seção para atender o grande público”, recordou.

E, por fim, o ator Jerson Fontana narrou a história do Teatro Universitário de Santo Ângelo (Tusa) que teve uma forte atuação na década de 80. “O Tusa teve um papel importante nas artes cênicas em Santo Ângelo. A Turma do Dionísio originou-se de um desmembramento do grupo de Teatro Universitário de Santo Ângelo”, revelou.

Durante o painel aconteceu uma varal de fotos e de cartazes sobre a história do teatro santo-angelense e do ator Leverdógil de Freitas.

DSC06759-PainelistasDSC06750okDSC06753okDSC00260ok

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: